Sua saúde em 1º lugar!

2123 loool

Cuidando de você em todas as fases da vida!

1 1

Venha Conhecer Nosso Espaço!

Venha Conhecer Nosso Espaço Conheça nosso Espaço

Sua META é o nosso OBJETIVO!

1 1

Obesidade na infância: Fique atento !

     

           Segundo os dados da Organização Pan-Americana de Saúde daSociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as pesquisas populacionais têm registrado um alarmante aumento na incidência de obesidade no Brasil nas últimas três décadas. A obesidade é uma doença crônica, que acomete indivíduos de todas as faixas etárias, aumentando cada vez mais o número de crianças e adolescentes obesos e com sobrepeso. 
          Causada principalmente pela ingestão inadequada de alimentos e falta da prática de exercícios físicos, a obesidade é também desencadeada por fatores ambientais, além de biológicos, hereditários e psicológicos. Seu tratamento requer um diagnóstico detalhado, orientação nutricional e mudanças no estilo de vida.
            A principal causa da obesidade é ambiental como alimentação inadequada e pouca atividade física. Menos de 10% dos casos estão relacionados a doenças endocrinológicas. A hereditariedade pode ser um fator de risco, mas ela só se manifesta se o ambiente (com alimentação desregrada e sedentarismo) contribuir, ou seja, a genética só se manifesta se o ambiente for favorável ao excesso de peso. O tratamento e acompanhamento das crianças com excesso de pesoenvolvem vários aspectos, sobretudo comportamental, enfatizando a reeducação nutricional e mudanças no estilo de vida. Toda a família deve está envolvida, principalmente os pais, que devem dar o exemplo. 
           Então ao identificar o ganho excessivo de peso nas crianças, procure orientação médica e nutricional. Nestes casos, o diagnóstico e tratamento imediatos são ainda mais necessários.

Cassia Lorena Cavalcante Simplício
Nutricionista especialista em Nutrição Clínica com ênfase em pediatria e Terapia intensiva pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013-2015). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011)