Sua saúde em 1º lugar!

2123 loool

Cuidando de você em todas as fases da vida!

1 1

Venha Conhecer Nosso Espaço!

Venha Conhecer Nosso Espaço Conheça nosso Espaço

Sua META é o nosso OBJETIVO!

1 1

Suplementos Alimentares: O perigo da contaminação

          No ano de 2009 o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo analisou 101 amostras de suplementos nacionais e importados, foi observada a presença de contaminantes em 25% dos produtos. Outro estudo realizado a pedido Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, revelou de um total de 634 suplementos pesquisados, 94 (14,8%) continham pré-hormônios não listados no rótulo.
        Ocorre que essas substâncias podem causar reações adversas ou problemas à saúde do consumidor e que, por vezes, no meio esportivo são consideradas doping.
      
Consequências do uso dos Esteróides Anabolizantes.
 
    
A nível nacional o programa Globo Esporte elaborou reportagem sobre os Suplementos Alimentares, constantado inverdades e mitos sobre o uso:

       Para maiores esclarecimentos a  leitura da opinião do Dr. Antonio Herbert Lancha Junior, professor titular de Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte de São Paulo, é bastante válida no que diz respeito à contaminação através dos suplementos.
      Através desses dados abordados, é possível alegar que o uso de suplementos dietéticos por praticantes de atividades físico-esportivas, competitivas ou não, carece de maior segurança e deve ser realizado com muito critério. É importante ressaltar que a indicação ou prescrição de suplementos dietéticos é atividade de nutricionistas ou médicos e, portanto, é necessário que a população alvo (atletas e praticantes de atividade física) seja conscientizada dos riscos do consumo indevido desses produtos.

Autor: João Pedro Castelo Branco
Pós-graduando em Nutrição e Atividade Física

  Referências: