Sua saúde em 1º lugar!

2123 loool

Cuidando de você em todas as fases da vida!

1 1

Venha Conhecer Nosso Espaço!

Venha Conhecer Nosso Espaço Conheça nosso Espaço

Sua META é o nosso OBJETIVO!

1 1

O que você gostaria de saber sobre a Vitamina C!

         A vitamina C, denominada cientificamente ácido ascórbico, constitui a forma enólica de uma alfa- cetolona, é uma substância cristalina branca e inodora com sabor ácido. A água, a exposição ao ar, o calor, o meio alcalino e os metais aceleram sua oxidação.
       Necessário in vivo como co-fator de várias enzimas, envolvidas na biossíntese do colágeno e do tecido conjuntivo. Sua deficiência leva à incapacidade de cicatrização de feridas, fraqueza dos pequenos vasos sanguíneos, com sangramento da gengiva, nas articulações ósseas e pele, anemia e perda de dentes.

      Sua absorção: É rapidamente absorvido no trato gastrointestinal, em níveis de 70% a 90% da ingestão quando a quantidade ingerida está na faixa de 30 a 180mg/dia. Ingestão Recomendada: 90 mg/dia.
     Acredita-se que em função de o excesso ser excretado, o consumo excessivo é inócuo.
    Importante !!! Os fumantes requerem atenção especial quanto à ingestão de vitamina C. A quantidade adicional que uma pessoa tabagista necessita é de 35 mg/dia a mais que a RDA estipulada de acordo com o estágio de vida e sexo.
     Alimentos fontes: Frutas cítricas, como laranja, limão, caju, acerola, kiwi, morango, abacaxi, goiaba, entre outras, e hortaliças, como tomate, pimentão, agrião e repolho, sempre crus.
    Interação Nutriente- Nutriente: A presença dessa vitamina nas refeições diárias aumenta a absorção orgânica do ferro de origem vegetal, auxiliando na prevenção da anemia ferropriva.
Referências:
Nutrição funcional/ Organizadora Manuela Dolinsky – São Paulo: Roca, 2009.
Nutrição: um guia completo de alimentação, práticas de higiene, cardápios, doenças, dietas, gestão /Rejane Texeira Mendonça; apresentação de Roberto Martins Figueiredo – 1º Ed. – São Paulo: Rideel,2010.
Nutrição: da gestação ao envelhecimento – Rio de Janeiro. Ed. Rubio, 2008. Vitolo, Márcia Regina.
 

Nutric. Esportivo João Pedro Castelo Branco