Sua saúde em 1º lugar!

2123 loool

Cuidando de você em todas as fases da vida!

1 1

Venha Conhecer Nosso Espaço!

Venha Conhecer Nosso Espaço Conheça nosso Espaço

Sua META é o nosso OBJETIVO!

1 1

Controvérsias e benefícios do Óleo de Cártamo

         O Cártamo (Carthamus tinctorius) é um óleo vegetal extraído da planta medicinal da família Asteraceae, também conhecida como Açafrão-dos-Tintureiros.
        O óleo de Cártamo, contém proteínas, minerais, vitaminas, especialmente a vitamina E, conhecida como antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres, que atacam diretamente às células do corpo.
        O óleo de cártamo possui registro obrigatório junto à Anvisa, sendo enquadrado na categoria de Novos Alimentos ou Ingredientes. Essa categoria abrange alimentos sem tradição de consumo no país, alimentos contendo substâncias já consumidas e que entretanto venham a ser adicionadas ou utilizadas em níveis muito superiores aos atualmente observados nos alimentos que compõem uma dieta regular e alimentos apresentados nas formas de cápsulas, comprimidos, tabletes e outros similares.
Benefícios

          O óleo de Cártamo possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, proteção antioxidante, auxílio ao organismo na produção de substâncias antiinflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.
Controvérsias dos efeitos benéficos na perda de peso

         Um suplemento, totalmente, natural que auxilia na perda de gordura, diminui o apetite e combate o colesterol ruim. Com essas propriedades, o óleo de cártamo, vem ganhando adeptas entre que busca uma silhueta mais esbelta.
       A realidade, porém, é que ainda não há estudos ou pesquisas suficientes que comprovem sua capacidade emagrecedora.
        A estratégia de marketing adotada por empresas que comercializam o produto vai contra a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Segundo o órgão, o produto não pode ser rotulado de alimento funcional ou emagrecedor.
        A Anvisa determinou a suspensão de todas as propagandas que atribuíssem funções terapêuticas a suplemento feito à base de óleo de cártamo. A medida está relacionada às peças que conferem ao produto resultados como redução de peso corporal, melhora da definição corporal e diminuição da absorção de gorduras.
      Mesmo com a norma do governo, anúncios continuam, de maneira indireta, fazendo promessas de perda de medidas.  
      O Ácido Linoléico Conjugado (CLA) é substância proibida na área de alimentos da Anvisa por não ser comprovadamente seguro e eficaz

Diferença: Óleo de Cartamo X CLA

      O Óleo de Cártamo não possui CLA em sua composição. No entanto, esse óleo é uma matéria-prima utilizada para produção sintética de CLA devido à quantidade elevada de ácido linoléico (ômega 6).

Fonte:
ANVISA
http://clinicaesportivajaneteneves.blogspot.com/2011/06/oleo-de-cartamo_27.html?z#!/2011/06/oleo-de-cartamo_27.html

Nutric. Esportivo João Pedro Castelo Branco
Pós-graduando em Nutrição Esportiva